sábado, 4 de fevereiro de 2017

Você tem alguma "MANIA"?

"Odeio que retirem meus livros da ordem em que deixei"; "fico nervosa quando os móveis da sala estão fora do seu lugar, pois cada um tem a sua "marquinha" no carpete, e eu gosto que fiquem cada um em seu lugar"; "hoje eu tive de sair para fazer compras, mas esta cidade está tão poluída que, ao chegar em casa, coloquei toda a roupa para lavar e tomei logo um banho".
         Ora, essas situações descritas acima estão presentes em muitas das pessoas que conhecemos ou até em nós mesmos. Eu diria que a maioria das pessoas tem mesmo muitas manias. Uns gostam de combinar cores, outros arrumam suas gavetas de roupas sempre da mesma maneira, outros verificam se o gás está desligado ou se a porta está fechada.
         Em Psiquiatria, considera-se essas características como obsessivas e presentes em maior ou menor grau nos seres humanos. Entretanto, estas manias estão tão acentuadas em algumas pessoas que prejudicam suas vidas: ficam ansiosas quando não conseguem lavar as mãos, os seus pensamentos atormentam, chegam atrasadas ao trabalho porque ficam muito tempo no banho, têm problemas conjugais.
         Mas por que ocorreria isso?
         Pensamentos que não saem da cabeça, repetitivos, que vêm contra a vontade podem levar o indivíduo a verificar coisas ou lavar-se várias vezes. Esses são os pensamentos encontrados no Transtorno Obsessivo Compulsivo, ou simplesmente "TOC".
         No "TOC", encontramos limitações importantes à vida das pessoas que muitas vezes deixam de sair de casa com muito medo de não conseguir suportar seus próprios pensamentos, que geram desconforto intenso e que a obrigam a cumprir suas "manias".
         Pessoas com "TOC" podem tornar-se deprimidas, perdendo o gosto pela vida. Felizmente, existe tratamento eficaz para o "TOC", com a pessoa deixando de cumprir verdadeiros "rituais" para diminuir a sua ansiedade, voltando então a ter prazer em viver.

Dr. Odeilton Tadeu Soares


Nenhum comentário:

Postar um comentário