quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Depressão

"Depressão" pode ter vários sentidos para as pessoas. Em geral, é sinônimo de "tristeza", como na perda de entes queridos ou nas grandes frustrações. Algumas vezes, a "depressão" é tão forte que chega a atrapalhar a sua vida, e não pode ser resolvida pela vontade ou com esforço próprio. Existe então uma Depressão Clínica (ou Doença Depressiva).
     Para nós, médicos, a DEPRESSÃO é uma doença do corpo como um todo. Pode afetar o sono (insônia ou excesso de sono), o apetite (comer demais ou perder o apetite), a pessoa fica desanimada, tudo perde a cor e o brilho, e ela só pensa em coisas ruins, negativas, pessimistas, às vezes, até em suicídio. O sentimento predominante é a tristeza, e os passatempos e atividades que antes davam prazer (às vezes até o desejo sexual) ficam sem graça. Muitas vezes as pessoas com a doença depressiva ficam nervosas, irritadas com qualquer coisa. Perda da concentração e da memória e insegurança podem aparecer, prejudicando a pessoa nas suas atividades rotineiras.
     Uma doença depressiva não é uma "fossa" passageira. A doença depressiva atrapalha, causa muito sofrimento, e se não for tratada, pode durar semanas, meses ou até anos. O tratamento é eficaz e pode ser feito com medicação e, às vezes, com psicoterapia associada, atingindo mais de 80% de remissão completa. Existem vários subtipos de depressão, e o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para distingui-los e orientar o seu tratamento.
     As causas da doença depressiva ainda não estão claras. O fator familiar é muito importante: acontecem muitas depressões clínicas em pessoas da mesma família. Alterações químicas cerebrais já foram comprovadas em toda depressão. Situações estressantes parecem só precipitar a depressão em pessoas com esta tendência. Mesmo assim, a doença depressiva é muito comum, afetando de 10 a 15% das pessoas durante a vida. Muitas das pessoas afetadas não procuram tratamento por não saberem que são portadoras da depressão, sofrendo desnecessariamente.

Dr. Teng Chei Tung

Nenhum comentário:

Postar um comentário