quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Fobias

Medo é um sentimento comum, que faz parte do ser humano. Prepara o homem para enfrentar situações ameaçadoras ou desconhecidas, como  um leão faminto ou um cemitério sombrio. Chamamos de FOBIAS o excesso de medo ou o medo exagerado e irracional, diante de uma situação onde este não é compreensível, como sentir-se encurralado e apavorado diante de uma barata.
As FOBIAS passam a ter importância médica quando começam a atrapalhar a vida das pessoas que as têm. O exemplo mais comum é a agorafobia, que pode ser consequência da Síndrome do Pânico. A AGORAFOBIA é um medo de se afastar de locais familiares, nas quais a pessoa possa sentir-se mal (ter uma crise de falta de ar, por exemplo), onde não possa ser assegurado socorro. Alguns exemplos seriam o medo de lugares com muitas pessoas (supermercado, bancos, shopping centers etc) ou lugares fechados (ônibus, metrô, avião). Geralmente, este medo diminui quando a pessoa acometida estiver acompanhada. Pode ficar tão grave que a pessoa não consegue sair de casa.
Fobia a insetos e pequenos animais (barata, lagarto, rato, cobra etc) também é comum, e chega a ser tão forte que as pessoas não conseguem arrumar uma cozinha, um jardim ou mesmo sair na rua, pois imaginam que em qualquer lugar pode ter "aquele bicho". Existe também a fobia a sangue e ferimentos, que é uma reação instintiva de mal-estar e desmaio, incontrolável, diante de sangue e ferimentos sangrentos, e que às vezes gera situações desagradáveis e vergonhosas.
As pessoas que têm fobias quase sempre ficam envergonhadas e escondem este problema dos outros, com medo de serem taxadas de medrosas ou até de "loucas". Se você tem alguma fobia e acha que esse medo atrapalha de alguma forma a sua vida, não se preocupe. Existem tratamentos, como a terapia comportamental (associada ou não a medicamentos), que são comprovadamente eficazes para o tratamento de quase todas as fobias.

Dr. Teng Chei Tung

Nenhum comentário:

Postar um comentário